4.ª Companhia de Caçadores Especiais - 4 CCE
Angola, 1960-1962


Motivação, Autores e Contactos

Errare humanum est













  MOTIVAÇÃO DO WEBSITE

Os homens da Companhia de Caçadores Especiais n.º 63 do Regimento de Infantaria número 10 (R.I. 10) de Aveiro merecem que seja contada a história da sua passagem pelas terras do Norte de Angola. Aí colocados, entre 1960 e 1962, como a 4.ª Companhia de Caçadores Especiais (4.ª C.C.E.) do Regimento de Infantaria de Luanda (R.I.L.), acabariam por conhecer a dureza real do conflito de guerrilha.

Não se pretende fazer apologia do que quer que seja além da História, factual e objectiva, dos homens desta companhia, do seu perfil humano e das dificuldades que foram forçados a enfrentar e ultrapassar.

Com mais de duas centena de fotografias e documentos inéditos, alguns breves apontamentos que sobreviveram ao tempo e o testemunho da memória, tenta-se deixar um "registo" de alguns dos episódios desta Companhia através deste website que está online desde 25 de Dezembro de 1996.

Os autores, separados e ao mesmo tempo unidos pelo espaço de uma geração procuram usar as Tecnologias de Informação e a abrangência eclética da Internet para levar a tantos quanto possível este "registo".

Desde já se agradece todo e qualquer feedback com críticas, comentários e sugestões que poderão fazer chegar via historia@4cce.org  .





OS AUTORES

 MGM-STome-2006-DSC_5313.jpg (151015 bytes)
2006, Ilhéu das Rolas, S. Tomé
    Manuel da Graça Mateus

Nascido em 1938, foi 1.º Cabo na 4.ª Companhia de Caçadores Especiais (4.ª C.C.E.), foi Sócio e Director Comercial e de Produção de uma conceituada empresa líder do sector da pré-impressão e produção de artes-gráficas. É hoje reformado e dedicado ao voluntariado em África. Apaixonado pelo dito "Continente Negro" e com um passado de História por contar, aproveita desta forma as Tecnologias de Informação para partilhar uma parte dos sonhos e pesadelos de um grupo de homens de que fez parte, durante os anos de 1960 a 1962, em plena "erupção" do conflito com as "guerrilhas angolanas"

   
 PPM-Azores-2010-E-DSC_4507.jpg (134730 bytes)
2010, Ilha das Flores, Açores
    Pedro Pereira Mateus

Nascido em 1972, cursou economia, foi consultor e tradutor técnico, e é actualmente um profissional na área de Operações e Sistemas e Tecnologias de Informação e na coordenação das equipas e projectos a tal afectos. Com um passado nas "malhas" da Internet que remonta a 1990 (antes da existência da própria World Wide Web) é um apaixonado pelas novas tecnologias e pelo seu papel na difusão da informação. É praticante de tiro desportivo de precisão, de pistola e carabina, desde 1999, tendo recebido, em 2010, o título de "Mestre Atirador" por parte da Federação Portuguesa de Tiro. Desde muito jovem um entusiasta da História e Tecnologia Militar, os laços paternais levam-no a comungar uma forte paixão por África e o desejo de participar na investigação e recolha histórica sobre o período da dita "Guerra do Ultramar".







CONTACTOS

E-Mail: historia@4cce.org





DEDICATÓRIA


Este website é dedicado a todos os que passaram pela 4.ª C.C.E. e,
muito especialmente, aos que acabaram por morrer ao seu serviço
e que a placa aqui reproduzida presta uma humilde homenagem.





Errare humanum est.





(c) Todos os conteúdos deste site estão sob direito de autor de M. G. Mateus e P. Mateus. A sua reprodução carece de autorização formal e escrita dos mesmos.
Online desde 25 de Dezembro de 1996 - historia@4cce.org