4.ª Companhia de Caçadores Especiais - 4 CCE
Angola, 1960-1962


"Operação Cassange"
- Relatos, fotos, mapas, diagramas e relatórios operacionais da 4CCE

" (...) Foi na Baixa do Cassange que o Exército Português disparou pela primeira vez, em situação real, desde a I Guerra Mundial (...) "

174-DOC-capa-livro-Angola-1961-Bx-Cassange-a-Namb-A-L-PiresNunes.jpg (533234 bytes)

Excerto reproduzido da obra de História Militar de António Lopes Pires Nunes (c) 2005 - "Angola 1961 - Da Baixa de Cassange a Nambuangongo". Edição Prefácio, ISBN 972-8816-36-7 .

O autor desta obra de investigação histórica, António Lopes Pires Nunes , Tenente Coronel de Artilharia (reformado), é Licenciado em História pela Universidade de Coimbra, tendo colaborado com a Universidade Técnica de Lisboa e a Universidade Lusíada em cursos de mestrado e pós-graduação. Nasceu em 1939 e cumpriu quatro comissões em África, três das quais em Angola.


  por António Lopes Pires Nunes in "Angola 1961 - Da Baixa de Cassange a Nambuangongo", pub. 2005
Transcrição parcial das páginas 70 a 76 - incluíndo transcrições alargadas de relatórios da 4CCE

"(...)

OPERAÇÕES DA 4a CCE


A 4a CCE iniciou a operação (a primeira em África da geração de 1961) partindo [a 5 de Fev de 1961] de Malange em direcção a Quela mas cedo se verificou que as dificuldades eram muitas. A principal relacionava-se com o facto de as tropas portuguesas serem constantemente desprestigiadas pelas atitudes dos revoltosos que as desafiavam e insultavam, dançando em frente às viaturas, o que exigiu muito sangue frio e uma rigorosa disciplina. Pesou também o mau estado dos itinerários daquela região alagadiça, onde as viaturas se atolavam a todo o momento e os nativos começavam a destruir as pontes e pontões.

119-malange-baixa-cassange.jpg (111628 bytes) 123-malange-marimba.jpg (58112 bytes)
Baixa de Cassange
Foto por M. G. Mateus / 4CCE
Marimba
Foto por M. G. Mateus / 4CCE


Os reabastecimentos constituíam outro grave problema, em grande parte resolvido pela Força Aérea. As tropas da 4a CCE depararam-se sempre com grandes concentrações de nativos, frequentemente na ordem dos milhares, totalmente indiferentes à soberania portuguesa, visto considerarem-se independentes e indispostos com os representantes da autoridade e com os funcionários da Cotonang, para a qual a maioria trabalhava na cultura do algodão. Da inicial recusa ao trabalho em breve passaram à acção violenta, tendo saqueado, destruído e queimado as instalações da Cotonang, as casas comerciais e os edifícios dos postos administrativos de algumas localidades (Marimba, Tembo-Aluma).

Habilmente manobradas por elementos subversivos vindos do Congo, essas grandes massas de nativos julgavam-se totalmente protegidas por uma Maria que lhes dava o seu beneplácito, desde que se tratasse de escorraçar o homem branco.

Como estava determinado, as tropas pretenderam inicialmente fazer só demonstrações de fogo, mas o facto de dispararem para o lado e para o ar só piorava a situação, porque os amotinados convenciam-se ainda mais da sua imunidade às balas e granadas, o que os levavam a tomar atitudes cada vez mais afoitas e agressivas. Mesmo os aviões não passavam para eles de "enviados de Maria", para os quais entoavam cânticos. Porém, os primeiros tiros mostraram-lhes que a Maria os tinha enganado e, a partir de então, as operações tomaram o rumo da captura dos cabecilhas, que logo eram desprestigiados perante a multidão, e da apreensão das armas em seu poder.

Procurou-se imediatamente dar ajuda material às populações famintas que, antes, haviam destruído os seus haveres e a sua criação, porque essas eram as ordens de Maria, que também lhes tinha dito que só deveriam fazer capelas e embelezar as sanzalas para o dia da sua chegada.


182-DOC-4cce-baixa-cassange-diagrama-p11-OsAnosDaGC-vol2-2009-quidnovi.jpg (538359 bytes)
in pág.ª 11, "Os Anos da Guerra Colonial", Volume 2, por A. Afonso e C. de Matos Gomes
ISBN 978-989-554-424-0, 2009 (c) QuidNovi



Em Quela, a situação tornou-se gravíssima e intolerável pelo que a 4a CCE viu-se obrigada a abrir fogo, para defesa própria:

"(...) Dei ordem de fogo às duas metralhadoras e à bazuca, que já havia mandado preparar com uma granada explosiva. O tiroteio foi infernal, ouvindo-se tiros por todos os lados, mesmo dos homens do pelotão que se encontravam a proteger o flanco. As primeiras linhas dos revoltosos começaram a cair, sempre cantando e dizendo "agora podemos abrir fogo" e ouviram-se alguns tiros. A bazuca abriu no meio deles uma grande clareira e, sob continuação da intensa metralha, o grupo foi caindo sempre a cantar, verificando-se já algumas tentativas de fuga. Ordenei alto ao fogo, sendo necessário gritar e apitar intensamente, no que fui ajudado pelo senhor alferes Condesso, que se encontrava ao meu lado. Após tudo serenado, verifiquei que os homens se encontravam lívidos e que alguns haviam até disparado para o ar, sendo necessário andar a acalmá-los e a encorajá-los. O balanço total das baixas foi de um morto e quatro feridos no nosso pessoal e de 71 mortos e 41 feridos entre os indígenas revoltados (...)". (cf. relatório de 6 de Fevereiro do comando da companhia) A companhia dirigiu-se depois para Cunda-Ria-Baza de onde partiu para patrulhamentos a várias sanzalas amotinadas.

"(...) Esta sanzala, a primeira da região baixa, mostrava-se mais hostil, como aliás todas as outras que iríamos encontrar. Nela fomos recebidos com cânticos, mas bastaram umas granadas de mão ofensivas e umas coronhadas para a desarmar, Não se verificaram incidentes graves.

Exigi a apresentação, no dia seguinte, do respectivo soba, também nesta região (...)". (cf. relatório de 7 de Fevereiro do comando da companhia) "(...) Como esta sanzala se encontrava ainda bastante afastada da estrada e como a noite se aproximava rapidamente e se ouviam nela igualmente os mesmos cânticos, ordenei um tiro de bazuca com granada explosiva para perto, ao mesmo tempo que pedia ao avião outra demonstração de força. Depois de uma rajada de metralhadora executada pelo avião e terem parado os cânticos, prossegui viagem. Não houve qualquer ferido. (...)". (idem)

"(...) Com raras excepções, as machambas encontram-se completamente destruídas. A criação foi totalmente morta, raríssimos bois se encontram e os cães, animais de maior estimação dos indígenas, desapareceram por completo tendo apenas encontrado um cão amarrado e já em decomposição dentro de uma palhota.

Nesta situação, estas populações estão condenadas a morrer à fome dentro em breve (...)". (idem) No dia 8, ocorreu o que podia ter sido um verdadeiro massacre, quando a 4a CCE foi ameaçada por uma gigantesca concentração de nativos, mas a amotinação foi esvaziada com apenas baixas ligeiras. Por representar o modo de actuação das forças em operações na Baixa do Cassange transcreve-se na íntegra o relatório do capitão Morais elaborado a meio dos acontecimentos: "(...) A cerca de 300 metros da sanzala levantou-se um enorme alarido para os lados da sanzala, que se transformou em coro de cânticos à Maria.

Ordenei que os pelotões formassem em linha e continuei o avanço com o capim pela cintura e em terreno alagado. A cerca de 100 metros mandei parar o avanço, porque, agora com o campo de observação desimpedido do capim, verifiquei que junto à casa do soba estavam reunidos cerca de 10.000 indígenas, homens, mulheres e crianças, encontrando-se os homens armados. Com a ajuda do intérprete, senhor Frade, que me acompanhava, soube que estavam a fazer uma jura de guerra perante o soba e se preparavam para nos atacar.

Ordenei a um sargento que voltasse atrás e que num jeepão viesse pedir reforços de mais um pelotão e a secção de morteiros. Entretanto, o intérprete procurava parlamentar com o soba, mas quem lhe respondia, à frente do bando, era o feiticeiro.

Para os amedrontar, mandei lançar 4 granadas de mão ofensivas e uma granada de bazuca, que rebentaram em frente à sanzala, levantando-se um grande alarido, seguido de um coro. Traduzido pelo intérprete, diziam que a Maria lhes falava verdade e que as armas dos brancos nada lhes faziam.

Chegados à entrada da sanzala, o senhor Frade, que se encontrava a meu lado, subiu a um poste e chamou novamente o soba a fim de parlamentar, mas o feiticeiro interpunha-se sempre. Então o senhor Frade pediu uma das nossas espingardas e, apontando cuidadosamente, abateu o feiticeiro. Imediatamente outro indígena o substituiu, que vim mais tarde a saber ser o filho do soba, futuro substituto do pai. Outro guia, que também me acompanhava, senhor Leonel, pediu uma espingarda a um soldado, apontou com cuidado e abateu esse indígena com um tiro numa coxa.

Os cânticos redobraram e mandei então fazer um tiro de bazuca para a frente do grupo, mas as três granadas não funcionaram, pelo que desisti. Pegando eu próprio numa metralhadora ligeira, de um cabo que se encontrava a meu lado, em posição de tiro e marchando, executei uma rajada por cima do grupo. Começaram a dizer que as nossas armas "só deitavam água", o que me levou a concluir que água para eles é "nada".

Acabei por despejar esse carregador com tiros para o tecto da casa do soba. Levantaram-se gritos que traduzidos pelo intérprete diziam que iam atacar. Metendo novo carregador na metralhadora, fiz fogo directo sobre o grupo dispersando-se o mesmo aos gritos. Uma nuvem de indígenas armados fugiu na direcção de este e o grupo mais pequeno na direcção do norte. Tendo mandado avançar os dois pelotões em linha, revistando as palhotas, aproximei-me do centro da sanzala. Verifiquei então que cerca de 300 mulheres, muitas crianças e velhos se encontravam reunidos por detrás da casa do soba, acompanhados por uns 100 homens que não tiveram tempo de fugir, quase todos eles armados.

No chão, ferido, encontrava-se o Chirimbimbe, filho do soba da região, com um tiro na coxa, como aliás atrás foi dito. Tendo mandado ao senhor Frade fazer uma prelecção aos amotinados sobre o grave incidente que motivaram, tornando-os responsáveis pelas mortes já feitas, esbofeteei o soba grande que caiu para o chão, mandando-o amarrar com os seus sobas e sobetas. Seguidamente mandei transportar para esta povoação os feridos em padiolas, pelos homens prisioneiros que saíram à frente do enorme grupo de mulheres, crianças e velhos.

Comigo seguiram os sobas e sobetas amarrados. O balanço das baixas foi de 4 mortos e 4 feridos. Mandei tratar dos feridos e fazer comida para o pessoal aprisionado. Tendo falado aos prisioneiros, por intermédio do intérprete, concordaram que haviam sido enganados e que os culpados tinham sido os maholos. Fiz seguir vários emissários para as sanzalas dos sobas principais da região, ordenando-lhes a sua presença imediata e entrega das armas levando como amostra um cartucho completo de espingarda, dizendo-lhes que a Maria não transformava aquele ferro em água.

Pela tarde apareceram nesta povoação, a apresentar-se, uma enorme quantidade de sobas e sobetas com armas trazidas das suas sanzalas. Um ex-soldado indígena, que prestara serviço em Macau, apresentou-se-me também como enviado de um soba, trazendo um molho de armas gentílicas. Aguardo para amanhã a chegada de mais sobas, que enviaram à sua frente os seus emissários, dizendo que devido à idade, tinha sido impossível apresentarem-se hoje. Quartel em Cunda, 8 de Fevereiro de 1961.(...)"


169-DOC-mapa-tinta-sector-algodeiro-cambo.jpg (1236501 bytes)
1 / 250 000 - Sector Algodeiro do Cambo - "Cotonang"
Mapa, da época, desenhado à mão
Cedido por T. de Morais / 4CCE


De Cunda, a 4a CCE passou a Belo Horizonte e ao Caombo, mas viu-se na necessidade de voltar à primeira povoação porque um grupo de cerca de 200 nativos, todos armados, ameaçava de morte a população branca. Sendo intimados a entregar as armas e a manterem-se pacificados, não aceitaram a rendição e apontaram as armas para disparar. Gerou-se um pequeno tiroteio, do qual resultaram 20 mortos e 16 feridos, que foram imediatamente tratados.

Quando as tropas se encontravam no rio Gombe, a caminho de Marimba, depararam com o chefe de posto de Tembo Aluma e dois guardas da PSP que tinham sido obrigados a fugir. Haviam feito uma marcha forçada durante a noite e ao passar por Marimba foram desarmados, vexados e torturados.

Informaram que a situação por aquelas bandas era insustentável. A tropa seguiu para Marimba e, perante as atitudes usuais por parte dos amotinados, foram disparados alguns tiros de metralhadora, o que os obrigou a dispersar. Ao aproximarem-se do rio sucedeu que a sanzala que domina a margem, até então desabitada, encheu-se de uma multidão que, entrincheirada na paliçada de canas que a rodeava, a desafiou esgrimindo trabucos e catanas. Naquela direcção foram disparadas algumas rajadas de uma metralhadora pesada, enquanto um morteiro ligeiro de 60 executava tiros para as suas imediações. Não houve vítimas e, pouco depois, tudo recaía na calma, enquanto prosseguia a construção de uma jangada.

No dia 17, já a companhia atingira Tembo Aluma, onde as sanzalas estavam desabitadas e o edifício da administração arrombado e saqueado. Perseguindo o bando, as tropas aproximaram-se da fronteira e na região das Quedas Guilherme, ao chegarem perto de uma sanzala, depararam com um grande grupo de nativos armados. Foram aconselhados a entregarem-se, explicando-se-lhes que seriam bem recebidos. Perante a recusa foi disparada uma granada de bazuca sobre uma palhota próxima que, com surpresa, explodiu violentamente. Era um esconderijo de pólvora, armas e munições que, incendiando as outras palhotas, provocou a debandada do grupo. A 4- CCE ao atingir Tembo Aluma cumprira a sua missão.


Mapa e percursos da zona de acção da 4 CCE na "Operação Cassange"

179-DOC-ZonaAccaoOpCassange-p151-ResHistMil-Vol6-EME-BLUE.jpg (556951 bytes) 175-DOC-Angola-1961-Bx-Cass-a-Namb-MAP-Op-Cassange-4cce-BLUE.JPG (1672370 bytes)

in
pág.ª 151 da "Resenha Histórico Militar das Campanhas de África (1961-1974)", 6.º Vol., "Aspectos da Actividade Operacional, Angola", Estado-Maior do Exército, ISBN  972-9319-29-4. Ed. 1998

Pós-coloração a azul para denotar acção da 4 CCE

Mapa original publicado sem coloração >>

in pág.ª 73 de "Angola 1961 - Da Baixa de Cassange a Nambuangongo", de António Lopes Pires Nunes,
Edição Prefácio, ISBN 972-8816-36-7. Ed. 2005

Pós-coloração a azul para denotar acção da 4 CCE

Mapa original publicado sem coloração >>



Á medida que ia resolvendo a agitação que se lhe deparava, da forma que se descreveu, verificava-se que os povos mais pacíficos voltavam à sua vida normal e a região podia considerar-se pacificada. Só os maholos não se aproximavam e fugiam para o Congo sem voltarem a criar problemas. Os agitadores falharam os seus propósitos e a 4a CCE havia conseguido o que à partida parecia impossível - pacificar a região em 12 dias. Espalhou depois os seus pelotões pelas povoações da área onde estivera em operações aguardando o evoluir da situação, enquanto executava patrulhamentos e fazia acção psico-social sobre as populações nativas, impondo aos sobas a obrigação de entregar os agitadores e os feiticeiros. No dia 17 de Fevereiro o major Rebocho Vaz elaborou para o Comando Militar de Angola a seguinte apreciação (Plano de Operações nº 3 - Operação Cassange):

"(...) O elevado moral da 4a CCE, o espírito de decisão do comandante e das tropas e ainda o bom senso e equilíbrio revelados na resolução de incidentes graves, limitaram o número de baixas sofridas pelos indígenas. Houve sempre o propósito de causar o mínimo de mortos ou feridos e, sempre que houve necessidade imperiosa de abrir fogo, procurou-se fazer pontaria baixa. Este facto reflectiu-se nos feridos apresentados no hospital de Malange, que têm, na grande maioria, ferimentos nas pernas. Também nessas ocasiões se procurou sempre abater, em primeiro lugar, os indivíduos que, nitidamente, se destacavam como cabecilhas.

É de realçar a ajuda prestada por civis, utilizados como pisteiros e conselheiros nas relações com os indígenas, em especial a do sr. Frade, de Malange. Actualmente julga-se que ainda é necessário manter, por um período razoável, uma ocupação na zona pacificada com a finalidade de mostrar aos indígenas que as Forças Armadas estão atentas e dar aos europeus a confiança necessária para retomarem as suas actividades comerciais. Também servirá para mostrar aos povos gingas que o Estado está pronto a protegê-los contra a influência perniciosa dos maholos que, antes da pacificação, chegou a atingir graves aspectos (obrigaram alguns sobas gingas a aderir).

Seria de encarar a hipótese de as Autoridades Administrativas substituírem todos os sobas que se sublevaram. Teria também uma influência extraordinária na atitude dos maholos se lhes tirassem a concessão que têm sobre as minas de sal gema existentes na região de Milando. Segundo informações, dessas minas exportavam sal praticamente para toda a Baixa e até para a República do Congo. Bastaria atribuir, como castigo temporário ou definitivamente, essa concessão aos povos bondo e bangala (que parece que foram os primeiros concessionários) para que material e psicologicamente os maholos fossem muito atingidos e sentissem o castigo imposto.

Tem de se encarar desde já a necessidade urgente de se acudir com alimentos às populações indígenas. A parcial destruição das culturas, a morte do gado e dos cães, a apreensão das armas normalmente utilizadas na caça, irão provocar, sem dúvida, uma crise gravíssima. É opinião geral que a miséria é enorme e que muitos morrerão à fome se não houver uma acção centralizada de auxílio em alimentos. Esta acção, além do fundamental aspecto humanitário, teria também paralelamente um efeito psicológico decisivo sobre as populações, que foram arrastadas a esta situação por agitadores que, habilmente, exploravam condições locais péssimas, originadas pelos indiscutíveis abusos dos agentes das empresas concessionárias e até das Autoridades Administrativas (...)".

(...)

AS BAIXAS

Tendo os comandantes da 3a e da 4a CCE sido muito meticulosos na elaboração dos seus relatórios e tido o cuidado de contar e confirmar as baixas entre os sublevados (mortos e feridos), mesmo as causadas pela Força Aérea, podemos estimá-las entre duzentos a trezentos mortos e uma centena de feridos entre os revoltosos e 2 mortos e 4 feridos entre os elementos da 4a CCE. A 2a Rep/RMA, pelas informações posteriormente recebidas, acabou por contabilizar 173 feridos (cf. nota nº 5698 de 11 de Março de 1961 para o Governo Geral de Angola). Acresce que as Forças Armadas pareciam ter um preconceito contra a Cotonang, bem patente em todos os relatórios e a meticulosidade dos números, que as tropas entendiam ser demasiado elevados, parece um libelo acusatório contra a companhia algodoeira à qual atribuíam as culpas pela sublevação, que enfrentavam mais com relutância do que com sentido de inimizade. Diz-se com frequência que as forças portuguesas cometeram ali um massacre e que a desproporção de armamento era abismal.

Deve ter-se, contudo, em atenção que as armas gentílicas podiam ser tão mortíferas como qualquer outra e que centenas de amotinados, armados apenas com canhangulos e catanas, podiam causar muitas baixas entre os militares. Poderá, no entanto, ter havido excessos provocados pelo nervosismo em que as tropas estavam a operar e pelas condições absolutamente novas em que as operações decorriam. Foi na Baixa do Cassange que o Exército Português disparou pela primeira vez, em situação real, desde a I Guerra Mundial.

(...)"




(c) Todos os conteúdos deste site estão sob direito de autor de M. G. Mateus e P. Mateus. A sua reprodução carece de autorização formal e escrita dos mesmos.
Online desde 25 de Dezembro de 1996 - historia@4cce.org