4.ª Companhia de Caçadores Especiais - 4 CCE
Angola, 1960-1962


Louvores

Louvores recebidos pela 4CCE

  OS 25 de 05 de Jun de 1961
  OS 74 de 20 de Out de 1961
























































































Louvor individual atribuído a Manuel da Graça Mateus (1.º Cabo da 4CCE) conforme OS 150 do RI 10 de 28 de Jun de 1961







  DOCUMENTOS ORIGINAIS

143-DOC-4cce-louvor-os35-5-jun-61.jpg.jpg (834907 bytes) 142-DOC-4cce-louvor-os74-20-out-61.jpg (1577656 bytes)
Ordem de Serviço 35 de 5 de Junho de 1961
do Comando Militar de Angola
assina General Monteiro Libório a 5 de Junho de 1961
Ordem de Serviço 74 de 20 de Outubro de 1961
do Comando Militar de Angola
assina General Silva Freire a 21 de Outubro de 1961




TRANSCRIÇÃO

Transcrição integral, sem edição, do texto original dos Louvores recebidos pela 4 CCE.


LOUVOR

Louvor concedido por sua Ex.a O Comandante Militar de Angola à 4.a Companhia de Caçadores Especiais

Louvo a 4.a Companhia de Caçadores Especiais, porque, no cumprimento de todas as missões que lhe têm sido superiormente ordenadas, algumas em circunstâncias particularmente difíceis, por se verificar em áreas afectadas por rebeldes que tem determinado muitas vezes arriscadas acções de combate, provou ser subunidade muito equilibrada, cheia de elevado moral, espírito de sacrifício e vontade de bem cumprir.

Indistintamente oficiais, sargentos e praças, têm-se empenhado no cumprimento do dever, por forma absolutamente notável o que tem sido objectivo de referências altamente elogiadas na parte dos órgãos civis de informação pública, o que muito tem contribuído para elevar o prestígio do exército.

( O. S. n.º 35 de 5 de Junho de 1961 do Comando Militar de Angola).

Luanda, 5 de Junho de 1961


O Comandante Militar

ass.) General Monteiro Libório




LOUVOR


Louvor concedido por Sua Ex.ª O Comandante Militar de Angola à 4.ª Companhia de Caçadores Especiais

Louvo a Companhia de Caçadores Especiais N.º 63, desembarcada nesta Província em Junho de 1960 e constituindo a 4.ª C . C. E. do Regimento de Infantaria de Luanda, por, logo de início; ter revelado ser uma unidade de élite, na qual repousou em boa parte a segurança da cidade de Luanda.

Quando da sublevação da baixa de Cassange, foi sobre esta unidade que recaiu o máximo do esforço então exigido às tropas incumbidas de debelar, o que esta Companhia conseguiu plenamente, demonstrando os seus quadros e as suas praças notável compreensão da melhor forma de actuar, conseguindo em pouco mais de um mês castigar os bandos de terroristas responsáveis pelo sublevação e, simultàneamente por uma acção psicológica excelentemente conduzida, terminar a pacificação da vasta área àsua responsabilidade. A acção da Companhia é tanto mais de destacar e apreciar quanto é certo se processou em plena época das chuvas, em terrenos onde a progressão se revelou dificílima exigindo esforços tremendos.ao seu pessoal, que a êle se não poupou, honrando a unidade e tornando-a credor do prestígio de que goza entre as populações nativas e europeias das àreas em que actuou. Terminada a «Operação Cassange» , a Companhia, regressada a Luanda, foi sendo incumbida de missões delicadas em várias áreas, das quais se destacam uma operação de limpesa na região de Negage, escoltas armadas a várias regiões, patrulhas permanentes da região periférica de Luanda e defesa da vila de Catete, de todas estas missões saindo cada vez mais prestigiada a unidade e, consequentemente, as forças em operações nesta Província, entre as quais esta Companhia merece lugar destacado e de relevo.

(O. S. n.º 74 de 20 de Outubro de 1961 do Comando Militar de Angola)

Luanda, 21 de Outubro de 1961


O Comandante Militar
ass). General Silva Freire




Louvor individual a Manuel da Graça Mateus (1.º Cabo da 4CCE)

181-DOC-4cce-mgm-louvor-indiv-cad-militar-p12.jpg (205739 bytes) 181-DOC-4cce-mgm-louvor-indiv-cad-militar-p42-ressalvas-a.jpg (177375 bytes)
Averbamento na "Caderneta Militar" do louvor individual
atribuído a M. Graça Mateus, 1.º Cabo, página 12 e página 42

TRANSCRIÇÃO

Página 12 - "Prémios, condecorações e louvoures"
" Louvado pelo Sr. Comandante do Regimento de Infantaria de Luanda
(a), por proposta do Sr. Comandante da 4.ª Comp.ª de Caçadores Especiais, porque como encarregado do serviço de remuniciamento nas operações que a sua companhia efectuou na Baixa de Cassange, sempre fez com inexcedível zelo e dedicação, o que, aliado às suas óptimas qualidades morais e militares, [que] sempre demonstrou possuir, o qualificam como um graduado exemplar e de muito mérito. Esta praça, ultrapassando o seu dever e missão, tomou parte activa em muitos recontros e muitas vezes, serviu voluntariamente como radiotelegrafista, para que os seus camaradas esgotados pelo trabalho, podessem decansar, procedimento que demonstra elavado grau de espírito de sacríficio, de camaradagem e que são dignos de serem apontados como exemplares (OS n.º 150 do RI 10 de 28-6-[1]961) "

Página 42 - "Ressalvas"
(a) por Sua Excelência o General Comandante da R. M. de Angola [ Gen. Silva Freire ]




(c) Todos os conteúdos deste site estão sob direito de autor de M. G. Mateus e P. Mateus. A sua reprodução carece de autorização formal e escrita dos mesmos.
Online desde 25 de Dezembro de 1996 - historia@4cce.org